quinta-feira, dezembro 06, 2012

“Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade”



 “Seven, questioning identity 



“SEVEN” EM EXPOSIÇÃO NA OFICINA CULTURAL DO POLITÉCNICO DE VIANA
nota de imprensa

“Sete é um número simbólico, um número sagrado, perfeito e poderoso, mas também uma provocação! Cinco foram as mulheres artistas selecionadas e dois homens artistas”, revela Genoveva Oliveira, Curadora da Exposição que a Oficina Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] inaugura no próximo dia 13 de dezembro, às 21h30.
“Com a mostra “Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade” não pretendemos repetir a ideologia falocêntrica, mas não queremos que a MEMóRIA se perca, a memória de séculos de um voto de silêncio a que as mulheres foram remetidas em vários campos da sociedade, nomeadamente na arte”, explica ainda a Curadora a propósito desta nova exposição.
Andrea Inocêncio, M. João Franco, Clotilde Fava, Leonel Torcato, Manuel Lima, Belmira Seco e Isabel Lima são os artistas cujas histórias das suas obras estarão em exibição na Oficina Cultural do IPVC.
“Utilizamos narrativas de provocação, de crítica e de reflexão. As práticas curatoriais feministas, reveladas através da exposição anunciam um sentido crítico sobre o poder patriarcal e a importância da mulher na arte”, salienta Genoveva Oliveira.
“As vertentes artísticas utilizadas que estarão em exposição vão desde a instalação à pintura, tapeçaria, fotografia e vídeo. Os relatos constroem-se com diferentes vozes femininas e masculinas e nessa construção constante e pragmática necessitamos dar voz ao “invisível”, , descreve ainda.
Para Genoveva Oliveira, o conceito central da Exposição leva á reflexão do “feminismo enquanto uma teoria e prática de defesa do equilíbrio entre género defendendo um conceito holístico da arte numa sociedade que pratique a igualdade. Esta exposição apresenta-se com um sentido crítico de desconstrução onde sobressaem as narrativas sobre a violência de género, raízes culturais africanas e o corpo enquanto identidade”, sublinha.
“Seven, questioning identity | Sete, questionando a identidade” é organizada pela Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana, numa produção da Oficina Cultural e estará patente até ao dia 13 de janeiro, podendo ser visitada todos os dias, incluindo aos fins de semana, das 09h00 às 22h00.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Curadora da Exposição
Prof. Doutora Genoveva Oliveira – Telm.: 962 932 268



0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial